DANDO O BRAÇO A TORCER




     Aos meus nove leitores, peço desculpas. Desde que iniciei esse blog venho repetindo que a cura para nossos males seria o abandono do capitalismo e a adesão a um regime que conciliasse a socialização dos meios de produção a um regime distributivo aliado à inexistência de uma forte instrumentalização estatal.  Achava - e ainda acho - que o comunismo, por uma série de fatores, necessita, para funcionar, do chamado "centralismo democrático", que nada mais é que um eufemismo que significa realmente "uma ditatura dos diabos". Desse autoritarismo neurótico nasce um "esqueleto" burocrático, monolítico e indestrutível, seja qual for o regime político/econômico. A antiga União Soviética deu lugar a Rússia, onde quem continua mandando é a casta burocrática, sob o amplo, amplíssimo guarda-chuva da ex-KGB.
     Mas essa minha convicção nunca foi inabalável e por isso mesmo, veio sendo bombardeada pelos fatos que observo nessa caminhada do ser humano rumo ao precipício da auto extinção. Acostumei-me ao caminho fácil de achar um "culpado" para os descalabros que observo no dia a dia do planeta e seus habitantes "humanos". Como a babaquice insultuosa do período militar(1), sua violência gratuita etc etc. empurraram-me e a muitos para a "esquerda", nada poderia calhar melhor que a ojeriza à velha e decadente "burguesia capitalista". Era tudo culpa desse estamento social, dizíamos, e só com sua eliminação por meios violentos traria para nós a prosperidade, a felicidade e mais um monte de "ades", todos ideais e portanto ilusórios. Oníricos.
     Mas agora concluo que o triunfador, no episódio da queda do muro e na derrocada da porção solicalista do planeta não foi o capitalismo e sim a ganância, o egoísmo e a cupidez. Nada a ver, portanto, como esse ou aquele regime, tudo a ver com a única verdade desse mundo: a lamentável e doentia natureza humana.
     (1) Sentíamos, na verdade, medo, insegurança e sobretudo raiva impotente, daquele violentíssimo  "festival de besteiras" que dominava o Brasil.

Comentários

  1. Você tem total razão meu caro. No entanto eu não diria "nada a ver com o regime".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...