OUTRA VEZ!!

 









   Não pensei em tornar a ver o fenômeno, hoje foi na televisão - mas tudo bem: nevou em Curitiba! aliás o Sul do Brasil parece estar totalmente tomado por uma "nevasca" (subtropical, vá lá, mas neve é neve em qualquer lugar): aqui, é verdade, dura menos que nos países do Hemisfério Norte, muito mais próximos do Pólo Norte do que os do Sul, onde as terras e os Continentes ficam mais perto do Equador.       
   Mas achei muito bonito ver a terra branquinha novamente, tal como vi (e contei aqui, ver crônica do dia 15 de maio de 2010). aquela havia sido bem no dia do aniversário de 5 aninhos do meu filho mais velho, hoje um senhor (nos dois sentidos) músico barroco de mais de quarenta. Fazendo sucesso em Europa, França e Bahia, mas principalmente em São Paulo, onde reside. E tal qual outro grande músico brasileiro, o pianista Arthur Moreira Lima, torcedor emérito do ínsígne Fluminense, o maior time de futebol do Mundo! Existe com certeza uma forte relação entre o ritmo enleante da música e a harmonia com a bola que cada vez mais demonstram nosso craques tricolores.
      Outra coisa boa foi ver o "Jornal Hoje" horário das 13h15m noticiar direitinho o acontecimento, principalmente os locutores, que por diversas vezes mencionaram o lapso de tempo ocorrido entre aquela "nossa" nevada e a de hoje: 38 anos! Já o "Globonews" tsk tsk tsk... isso é que dá não capricharem na edição! Divulgar que há 50 anos não nevava em Guarapuava, quando a neve caiu - e como agora - no mesmo dia nas duas cidades! Mas que "bola fora" pessoal!
     Outra coisa que ocorreu na madrugada seguinte foi que a "geada negra" acabou com os restos do café paranaense, que vinha sendo trocado lentamente pela soja. O fenômeno climático é que a seiva dos vegetais congela dentro dos caules e quando esquenta novamente, o degelo simplesmente estoura os vasos condutores e a planta morre quase imediatamente. com isso o Estado rapidamente erradicou os cafezais que ainda restavam e financiou os agricultores, que se voltaram para a soja e a cana de açúcar. Com isso o Paraná, que vinha "acelerando na grande curva do progresso" virou o Estado-Potência que é hoje, mais rico que muitos países do planeta. Se Fosse jovem novamente acabava voltando para lá: pinhão com mate, Vivaldi com "as Quatro Estações",
 huummmm... 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...