NOBEL DE LITERATURA



      AS CRISES geralmente são, ao final, extremamente saudáveis. Espécie de "vacina social" que acabam prevenindo nas diversas comunidades os necessários anticorpos que as ajudam a prevalecer sobre esses momentos.
      Vista assim é a atual situação da Academia Sueca, onde diversos membros a deixaram por conta de um escândalo envolvendo diretamente o cidadão  francês Jean-Claude Arnault, acusado de vários crimes sexuais por prolongado período. A esposa deste é exatamente uma das acadêmicas, portanto fazendo parte do colegiado que anualmente indica o vencedor do maior prêmio literário do planeta. E não só isso: ele é também acusado de ingerência na escolha de determinados vencedores dos últimos anos e de haver obtido algum lucro com isso.
      Esse escândalo, como usualmente ocorre em agrupamentos fechados e sobretudo onde os seus membros são vitalícios, a cada dia mais e mais se torna vexaminoso e acidentado em virtude daquilo que vai aparecendo na medida em que  se mexe mais no "monturo"
      Mas o lado bom disso é que, ao mesmo tempo em que situações escabrosas surgem, aparecem da mesma forma as necessárias correções de rumo que, uma vez adotadas - com a devida prudência que deve haver no caso -  levam com toda certeza à correções de rumo que acabam resultando em aprimoramento dessas instituições. 
      Esperemos que assim aconteça com a "Svenska Akademien": que ela se livre de seus antigos vícios institucionais e também dos novos, como tudo indica haver, no que diz respeito a certas insinuações de constrangimentos "por baixo do pano" de parte de poderosos grupos editoriais, assim como de diversos outros interesses mais ou menos escusos de alguns escritórios dedicados a agênciar literatos no mundo todo. Amém!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...