C O N T R A A M A R É



     É quase unânime a repulsa em torno do nome da atual Presidenta. A imprensa é a principal arma opositora, conquistando mais e mais público quando mostra os  índices de pesquisas de opinião, massivamente contra aquela.
      Eu vejo - e comecei a perceber na crise de 1954 - que é outra vez uma campanha muito bem urdida pelos meios de comunicação que diariamente nos martelam com manchetes tonitroantes, causando o aturdimento geral, obliterando o senso crítico de cada um.
     A finalidade do processo é a de nos viciar: esperamos pelo escândalo diário, como a droga que nos manterá por mais outro dia...
     Mas o que eu noto e é fácil observar - por aqueles que ainda detêm um mínimo de pensamento crítico - é que "nunca antes, neste país" algum dirigente tenha permitido que o Poder Judiciário alcançasse tamanho grau de independência para julgar os mal-feitos de  tantos poderosos: banqueiros, políticos, empreiteiros, operadores, financistas, e por aí vai.
     Em verdade, quem odeia mortalmente a Presidenta é a  classe privilegiada,  através dos séculos as verdadeiras donas do Brasil. E reparem bem, o ódio cresceu assombrosamente quando a mesma deu mostras de que não ia usar o poder autocrático dos presidentes,  sempre pressurosos em atender aos "Donos do Poder"(apud Raimundo Faoro). Não se ouviu ainda, de parte da Presidenta, sequer um muxoxo depreciativo da desassombrada atividade do Poder Judiciário através do Juiz Federal Moro, dos corajosos Procuradores da República e dos eficientes Delegados e Agentes Especiais da Polícia Federal. Muito pelo contrário.
     De outra parte, apesar de constantemente existir notícias claramente "plantadas" visando denegrir a imagem presidencial, nunca houve sequer menção à conduta da Presidenta pelos responsáveis pelas investigações.
     É muito fácil, com um mínimo de discernimento, perceber que está acontecendo a mera repetição das inúmeras outras crises artificialmente criadas quando os presidentes começam a agir certo: são sempre atingidos por uma violência incrivelmente sórdida extremamente bem urdida, levando a tragédias como golpes de estado, suicídios e outras tragédias que fazem o país retroceder muitos anos.
     O golpe está em marcha. Conclamo os que ainda conseguem raciocinar nesse clima  confuso e conflitante, criado artificialmente, a não se deixarem levar por essa maré. O mar de lama, acreditem, nunca é o que nos parece visível. Assim como os icebergs, deixam aparentes só 20% da massa. O que realmente importa fica sempre omitido da nossa percepção.  
     Recebi, de um amigo que muito prezo, uma piadinha a respeito: estariam botando a culpa do aquecimento global na Dilma... do jeito que as coisas estão é capaz de muitos levarem a sério!

Comentários

  1. Paulo, esta turma do PT depenou a Petrobrás, e a Dilma era a Presidenta do Conselho de Administração. Tão inocente assim não é.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo feedback caro Ivo. mas repare que sequer menciono o PT no post. E continuo com a opinião que a Presidenta Dilma está sendo afastada não por seus inúmeros defeitos e mal-feitos (contra os quais AINDA não foi sequer apresentada denúncia ou mesmo pedido de investigação) e sim pelos seu decidido apoio aos que estão investigando, pedindo prisão e sentenciando. Coisa inédita até hoje em nossa história. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não acredito nas informações, propositadamente distorcidas, colocadas pela imprensa de modo geral, sobre a impopularidade e pela posição a favor do impeachment do governo. Entendo que fazem parte do processo utilizado tradicionalmente para direcionar o entendimento da população mas que NÃO SÃO DA MAIORIA. Aqueles menos favorecidos que garantiram a vitória de Lula e da Dilma, junto com os que fazem o exercício do pensamento crítico, ainda percebem, no meu entendimento, o quanto seria pior para o país caso houvesse a mudança.
    Ingênuo imaginar que aconteceria com o “outro grupo no poder” as denúncias sobre as bandalheiras, e a Polícia Federal e o MP trabalhando com alguma autonomia para prender os corruptos, banqueiros, empresários, e pessoas inclusive do governo.
    Hipocrisia fingir que não se sabe que vender equipamentos para grandes empresas como a Petrobras, como para o Metrô paulista, ou para a General Eletric, onde trabalhei nos anos 70, é feito sem propina, mesmo tendo essas empresas milhares empregados honrados que pouco podem fazer contra a bandalheira dos que tem o poder decisório. Bandidos estão no mundo inteiro, como na ENRON que era a maior empresa de energia dos EUA e que foi a falência por causa de desvios e corrupção envolvendo altíssimos escalões do governo norte americano, como na Volkswagen que fraudou equipamentos para omitir dados das agressões ao meio ambiente obviamente com o conluio de pessoas do governo alemão, como Vale do Rio Doce que vendida em processo fraudulento também enveredou por este caminho sujando de lama a sua história. Os partidos políticos alugam suas legendas, votos são comprados no Congresso há décadas, eles não sobrevivem sem a entrada de dinheiro sujo. Infelizmente, a maioria da população aceita como normal um pagamento com desconto para não cobrar recibo, dar uma gorjeta para o guarda que finge não ver um erro, etc. O remédio para tudo isso nós sabemos qual é, e precisamos tomar e difundir diariamente em vez de ficar assistindo e só reclamando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...