C A R T A

Querido Papai Noel:
       escrevo-lhe as mal-traçadas adiante para pedir um presentão de Natal. Como é para todos os brasileiros e brasileiras, uso o aumentativo. Meu nome atual é Vovô Corujão (porque gosto de dormir tarde e passar as manhãs roncando), mas quando era criança lá na Ilha, e a gente -lembra?- se encontrava todo fim de ano no Bazar do "Seu" Correia, na Freguesia (saudade!!), chamavam-me Paulinho.
      Mas divago: o presente que eu peço para nós todos daqui do "Novelão" (antigamente chamado Brasil) é inspirado no uso de lastro nos galeões antigos: os Capitães que vinham da Europa em demanda da China usavam o porto do Rio de Janeiro como escala para apanharem água, alguns produtos e assim fazerem o porão do navio ficar pesado para a perigosa travessia do Sul do Continente e do Oceano Pacífico. Na volta, além da água traziam produtos muito valorizados por essas plagas e na Europa, a louça de porcelana, até hoje chamada "china". No Rio outra vez, eles se desvencilhavam da louça barata, entregavam as encomendas especiais dos ricos e faziam lastro para voltarem à Europa.
     Isso então me deu a idéia de propôr uma coisa: que na volta ao Pólo Norte o senhor, Papai Noel, certamente precisará de um lastro para compensar o saco de presentes vazio, não é? Pois bem: temos aqui, principalmente no Estado do Paraná, num lugar chamado Penitenciária,  um monte de gente que o senhor podia botar no saco e levar para lá!! A maioria é constituída de pessoas gordas, alguns imensos mesmo, graças ao que "comeram" ao longo de décadas.  Se o saco ficar muito pesado para as renas, já cansadas da viagem de vinda, tenho uma idéia: o senhor usa dois (ou a quantidade necessária de) sacos. Deixa um aqui pertim, no Pólo Sul e leva o(s) outro(s) para o Ártico. Só não vá se esquecer de esvaziar o saco! Use para isso seus duendes, que executarão a tarefa com muito prazer, tenho certeza, o mais distante possível da sua oficina! ISSO É FUNDAMENTAL!!
      Aqui me despeço, Papai Noel, com o carinho de sempre, não esquecendo de mandar um abração para a Mamãe Noel.
     do seu afilhado de sempre,
    Paulinho da Ilha.

Comentários

  1. Paulo, já tinha lido antes de receber seu email (cujo link está quebrado, pois não me trouxe de volta até aqui). Quero pedir um adendo: dá para aumentar o peso do lastro se pedir para ele pegar uns em Brasília também... E durma com um barulho desses... Feliz Natal, apesar dos apesares...

    ResponderExcluir
  2. Gostei, Paulo

    Realmente, pelo jeito que as coisas andam, não haverá aeronaves suficientes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...