O MESMO DE SEMPRE

     ENTRE cálculos e raciocínios matemáticos complexos a moeda brasileira, desde o velho "mil réis" até o dia de hoje, veio perdendo uma característica fundamental: a confiança do povo.
     53 anos após a proclamação da república, o Presidente Getúlio Vargas, em novembro de 1942 criou o cruzeiro. Com o advento dos governos militares. Castelo Branco, Médici, Figueiredo reformaram o sistema financeiro com a desvalorização da moeda em um período extremamente curto. Isso abalou ainda mais a "fidúcia"
     Os presidentes civis, a partir de Sarney até Itamar Franco agiram da mesma forma: uma desesperada (e infrutífera) tentativa de controle da inflação.
     Hoje vivemos nova crise política as vésperas de completar um ano, e testemunhamos, outra vez, o derretimento do valor da moeda. A continuar assim, teremos fatalmente, após a eleição e posse do novo Presidente outra reprise dessa cruel novela.
     De qualquer maneira, todos os envolvidos de alguma forma com o Sistema Financeiro, do rapaz (ou moça) do cafèzinho até o Presidente, deveriam sempre prestar atenção para que o apreço do povo por sua moeda não seja jamais aviltado, como tem sido a partir da Proclamação da República. Não existe nação soberana sem um pacto de confiança entre o povo e os governantes Um dos fatores principais dessa confiança, tenham a certeza, é o apreço pela moeda nacional.

Comentários

  1. PS fiz uma pesquisa a respeito do dólar americano: a moeda foi criada há exatos 230 anos! A velhinha passa bem, cercada do respeito e da confiança do seu povo. Que inveja!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...