É BOM LEMBRAR...



EFEMÉRIDES:
Há 62 anos Getúlio Vargas, Presidente do Brasil, suicidou com um tiro no peito. Naquela ocasião, era um velho político gaúcho, adorado pelo povo, odiado pelas elites: banqueiros, industriais, proprietários de (sic) "empresas jornalísticas", ricos, milionários, etc. 
     HAVIA percorrido toda uma longa estrada política, começando na paróquia rio grandense do Sul, depois na Capital, como Ministro das Finanças do Presidente Washington Luiz, a quem depôs em um Golpe de Estado que, na época,  foi chamado de "Revolução".
     POUCO  tempo depois inspirado nos brutais exemplos vindos da Europa e suas massas entusiasmadas com o fascismo em Espanha, Itália, Portugal e, principalmente, na Alemanha, criou o "Estado Novo" uma tirania despótica e sem sentido que causou ao país inúmeros prejuízos de toda ordem, além da violência então institucionalizada pelo DIP, o DOPS e outras nefandas siglas.
     FINALMENTE deposto em 1945, através de Golpe de Estado perpetrado por militares, concorreu à sucessão, em 50, do Presidente Dutra.
     NESSA nova investidura no cargo de Presidente, Getúlio, que permanecia no coração do povo (que parece adorar demagogos populistas) logrou fazer um governo extremamente oposto a tudo que havia sido feito no período republicano, promovendo e incentivando a criação de uma verdadeira infra-estrutura em áreas onde o país estava entregue à cupidez do capital internacional. 
     criação da Petrobrás, BNDES e inúmeras outras estatais, seriam ossos sadios em um grande esqueleto nacional. Este serviria de arcabouço para a forte musculatura que ali se desenvolveria, transformando  radicalmente o país. De pobre, atrasado, ignorante e doentio, o povo iria em breve tempo conquistar e usufruir dessa fenomenal mudança. 
     A ELITE dominante ou seja, os acima nomeados, tomou-se de ódio por aquilo que consideraram uma "traição" do Presidente. Esse ódio foi se intensificando exponencialmente, até desaguar na crise de julho/agosto de 1954, quando, neste dia 24 daquele ano chegou-se ao desfecho com o tiro no próprio peito  daquele senhor de então 72 anos.
      O RESUMO desta história coincide com o momento atual, semelhante a tantos outros em nossa horripilante história de país bárbaro: Os governantes brasileiros são depostos pelos seus acertos, quando contrários à prepotência e ao desmando dos privilegiados. O povo? ora, o povo assistiu, como sempre nessas tragicomédias, bestificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...