PARÊMIAS DO VOVÔ PAULO
"Quem ara e fia, ouro cria"
"O hóspede e o carneiro aos três dias tomou cheiro"
"Quem em novo não trabalha quando velho come palha"
"Quem conta com panela alheia arrisca-se a ficar sem ceia"
"Com pão e vinho anda caminho"
               (Da obra "LITERATURA POPULAR DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO", de Joaquim Alves Ferreira, Vol. IV - 1999




EPHEMÉRIDES

     Ih! meu patrão, o Vovô Paulo, foi dormir mais cedo e me pediu que fizesse hoje a notação dos fatos do dia. Logo eu, que faço uma confusão danada com nomes e datas! Mas chefe é chefe, então vamos lá: em 19... não quero dizer, no dia de hoje, em 1864 aquela princesa se casa no Rio de janeiro com o príncipe (é claro que foi com o príncipe, sua tonta! Ia querer que a princesa se casasse com o motorneiro?), aquele francês, como é que ele se chama mesmo? Ah, não era príncipe, mas conde: Conde D'Eu. O nome da princesa era Áurea, não era? foi aquela que assinou depois a Lei Isabel, não? NÃÃOOO?? Ah meu Deus eu disse que fico na maior confusão!
     Então vou parar por aqui senão amanhã estou sem emprego! Só mais essa informação, que eu pesquisei sózinha sem nem o chefe mandar: o nosso calendário, esse que usamos no mundo todo salvo poucas exceções, está fazendo anos! Hum, deixa eu ver... 58e... menos dois mil e... ahá! 428 aninhos! Nem parece, caro Gregoriano, você tem sido tão útil à humanidade que vai ver isso fez com que os anos não o marcassem e... ora, que bobagem a minha! Claro, os anos não vão marcá-lo pois você é o pai deles! E com essa, CHEGA!
Ver imagem em tamanho grande(a) Maria Duína, secretária digitadora.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...