EPHEMERIDES (6 de maio) "1644 - O Conde João Maurício de Nassau entrega o governo do Brasil Holandês ao Supremo Conselho do Recife. No dia 11 segue viagem por terra, indo embarcar na Paraíba." ("Efemérides Brasileiras" - Barão do Rio Branco, Ed. Do Min. das Relações Exteriores)


Até hoje há quem discuta se a saída dos holandeses do Nordeste (que principiou com a ida do Conde de volta à Europa) foi um bem ou um mal. Os eternos detratores da Pátria Amada salve salve dizem que eles iam fazer uma nova Holanda lá e em consequência o país todo seria rico e poderoso, diferente desse que temos hoje, etc. e coisa e tal. Os que defendem os heróis de Guararapes dizem que basta olhar para o Suriname ou outra colônia holandesa naquelas ilhotas do mar do Caribe para ver que droga que ia virar. Treplicam os primeiros dizendo que eles saíram do Recife e foram fundar Nova Amsterdã, que por isso é hoje simplesmente a "Big Apple", a cidade mais badalada do mundo


Eu? Bem, eu acho que isso é que é uma discussão bizantina. Faz mais sentido, na minha modesta porém sincera opinião, procurar saber por que até hoje o Brasil é, em muitos e muitos aspectos, uma "coloniona". A conversa podia partir da dificuldade que as pessoas honestas e trabalhadoras têm, para progredirem, pois competem com um exército que parece ser de ocupação, uns arrasa-quarteirões que utilizam todo e qualquer artifício desonesto para enriquecerem às custas dos demais, etc. etc etc. E principalmente discutir qual a saída para esse estado de coisas que se eterniza. A Lei de Responsabilidade Fiscal foi um bom começo para colocar as finanças municipais e estaduais em dia? E é possível que nós consigamos fazer passar (e principalmente vigiar bem de perto sua aplicação) a Lei da Ficha Limpa? Etc. etc. e muitos mais etc. Nesse tempo utilizado por mim para escrever essa matéria, o planeta já viajou milhares de quilômetros espaço afora. O que passou, passou! Vamos em frente que atrás vem gente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...