JOSÉ DE ALENCAR (II) - Ainda a respeito do "Ao Correr da Pena", há uma deliciosa crônica de 1854 (setembro) noticiando a inauguração do Jockey Club. Um jovem Alencar deixa-se levar pelo entusiasmo e fotografa fielmente não só a paisagem local como da fauna humana que compareceu ao evento, os "grupos dos gentlemen riders" e os mais abonados, que foram no "cupê aristocrático tirado pela brilhante parelha de cavalos do Cabo".
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Fiquei curioso. Jockey Club em 1854? Já ouvira falar do Derby Club, que ficava onde hoje é o Maraca e o Campus da UERJ, mas Jockey para mim começou na Lagoa. Pois não é que turfe era naquela época, o verdadeiro "esporte das multidões"? Havia de tudo, de raias nobres onde corriam consagrados campeões a campinhos suburbanos onde a população humilde não deixava de fazer sua fezinha. E isso vinha dos tempos antigos...

Se quiser saber mais, olhe em http://www.serqueira.com.br/, de onde tirei esses detalhes. só não sei ainda o que o J.Alencar queria dizer com os tais "cavalos do Cabo". Perguntarei a quem entende do assunto e depois eu conto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...