EPHEMÉRIDES DO BARÃO

ONTEM, dia 10 de maio, há 221 anos:
     "Tiradentes, comprometido na conspiração de Minas, é preso no Rio de Janeiro, em uma casa da Rua dos Latoeiros, hoje de Gonçalves Dias, onde se ocultara"
     PARA espanto dos historiadores e horror dos mineiros, vou dizer o que eu acho: ainda bem que a chamada "Conjuração Mineira" (outros dizem Inconfidência) foi suprimida! Caso os conspiradores tivessem levado, muito provavelmente o Brasil seria outro: esquartejado como o pobre Alferes Joaquim José da Silva Xavier da gravura. Provavelmente quatro ou cinco países, sem a menor expressão, guerreando uns contra os outros. Minas, Bahia e Espírito Santo formariam uma república, Rio de Janeiro, São Paulo e os demais estados do Sul outro país, o Nordeste um terceiro e o Norte o Império do Grão-Pará, com a mais que provável tomada do Maranhão. O Centro-Oeste ficaria à deriva. Estaríamos no sal...

Comentários

  1. Concordo plenamente.
    A Inconfidência Mineira é muito bonita exatamente porque não saiu do papel.
    Se tivesse acontecido, a primeira coisa que teríamos seria a degola do Visconde de Barbacena. Que absurdo!
    Muitos inconfidentes estavam lá por interesse. Se vencessem, a divisão da presa seria difícil...

    ResponderExcluir
  2. 'Se' é uma palavra bem comprida. Acho difícil dizer o que realmente teríamos nos tornado, mas 'sem expressão' já não concordo mesmo - por serem pequenos? Assistimos alguns desses 'países' numa sangria diuturna - em benefício da 'União' - minérios de minas, pastos na amazônia para alimentar as exportações desse grande país. Mas são os interesses locais?... Perde-se imensamente nos nossos mais próximos interesses e vocações em benefício de uma seleção de futebol, e a maior expressão de unidade brasileira hoje é o gozo da novela das 8.
    Não vamos esquecer o cheio de "expressão" que são uma bélgica, uma holanda e o sem expressão que é, em comparação, um Canadá, por exemplo. E viva o Rio Grande do Norte, esse imenso país que ainda vai se tornar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA BOI DORMIR...